Perguntas e respostas

DE QUE RIO VEM À ÁGUA QUE VOCÊ BEBE?
A água que serve o Bairro Santo Antônio vem de dois sistemas de abastecimento. A parte mais alta do bairro recebe água de três córregos: Fechos, Cercadinho e Mutuca. Essa água é tratada na Estação de Tratamento - ETA Morro Redondo, que fica no Bairro Belvedere, e de lá é distribuída.  A área do Bairro Santo Antônio abaixo da Copasa recebe água do Reservatório Carangola, que fica na própria sede da empresa. Essa água é captada no Rio das Velhas e tratada na ETA Rio das Velhas, que fica próxima à captação, no município de Nova Lima.

POR QUAIS CAMINHOS A ÁGUA PASSA ATÉ CHEGAR À SUA RUA?
A água captada de Fechos, Cercadinho e Mutuca é bombeada até a Estação de Tratamento de água - ETA Morro Redondo, onde é armazenada em um reservatório com capacidade para 24.000 m³  (24 milhões de litros). De lá, a água é distribuída por gravidade para a parte alta do Bairro Santo Antônio e para bairros adjacentes.  

Já a á água captada no Rio das Velhas passa por três estações elevatórias até chegar no bairro Santo Antônio. O primeiro bombeamento faz com que a água vá da captação até a ETA por duas tubulações de 1 metro e 80 centímetros de diâmetro cada. Após o processo de tratamento, percorre por gravidade um pequeno trecho até uma estação elevatória denominada Alto Recalque, sendo novamente bombeada até uma câmara de transição ainda no município de Nova Lima. Depois a água segue por gravidade até Belo Horizonte por uma tubulação de 2m40cm de diâmetro, até a elevatória  São Lucas, de onde é novamente bombeada para abastecer o reservatório Carangola com capacidade de armazenar 13.000m³ (13 milhões de litros) de água. De lá,  abastece diversos bairros, dentre eles o Santo Antônio.

QUANTOS KM PERCORRE NESSE TRAJETO?
Do sistema Cercadinho/Fechos/Mutuca até o Bairro Santo Antônio a água percorre, aproximadamente, 30 km.  Da captação no Rio das Velhas até o Reservatório Carangola a água percorre aproximadamente 34 km.

QUANTO TEMPO A ÁGUA DO RIO LEVA PARA CHEGAR  À SUA RUA?

A água do Sistema Morro Redondo, vinda dos mananciais do Cercadinho, Fechos e Mutuca, demora aproximadamente 06h30min para chegar no Santo Antônio.
Veja porque:
Captação Fechos até Estação de Tratamento da Água - ETA Morro Redondo – aproximadamente 2h30min;
Captação Cercadinho até interligação Fechos – aproximadamente 15minutos;
Captação Mutuca até ETA Morro Redondo – aproximadamente 1 hora;
Tempo gasto no tratamento – aproximadamente 2h30min;
ETA Morro Redondo até início da distribuição no Santo Antônio – aproximadamente 15 minutos
A água que vem do Sistema Rio das Velhas demora aproximadamente 4h10min para chegar no reservatório Carangola. 
Acompanhe:
Da captação até o tratamento – aproximadamente 10 minutos;
Tempo para tratamento – aproximadamente 02horas;
Da Estação de Tratamento de água Rio das Velhas até Elevatória São Lucas – aproximadamente 1h30min;
Elevatória São Lucas até o reservatório Carangola – aproximadamente 30minutos.

QUANTOS LITROS DE ÁGUA O BAIRRO SANTO ANTÔNIO GASTA, EM MÉDIA, POR DIA?
Aproximadamente 8.667 m³/dia, ou 8.667.000 litros por dia. 

Captação Rio das Velhas - arquivo Copasa
     Eta Rio das Velhas - arquivo Copasa
     Adutora de alto recalque do Rio das Velhas - arquivo Copasa
   Reserva Cercadinho - arquivo Copasa
  ETA Morro Redondo - arquivo Coletivo           

PARA QUAL RIO VAI À ÁGUA QUE VOCÊ USA?
Todo o esgoto coletado no Bairro Santo Antônio é transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Arrudas, cujo efluente final tratado é lançado no Ribeirão Arrudas. O Ribeirão Arrudas, por sua vez, deságua no Rio das Velhas.

POR QUAIS CAMINHOS A ÁGUA PASSA DA SUA RUA ATÉ O RIO?
Os esgotos domésticos e não domésticos produzidos são coletados dentro das residências, comércios ou indústrias por meio de tubulações hidráulico-sanitárias de responsabilidade do proprietário até a interligação no PL (Poço Luminar - localizado no passeio). A partir do PL se tem as tubulações de Ligações Prediais, as quais são interligadas às Redes Coletoras. As Redes Coletoras conduzem os esgotos até os Interceptores, que são tubulações que percorrem os fundos de vale, margeando os cursos d’água ou os canais. O papel dos interceptores é transportar os esgotos gerados nas sub-bacias até os emissários, evitando que sejam lançados nos rios e córregos. Os emissários são as tubulações que transportam os esgotos até a ETE. 
O esgoto escoa dentro das tubulações em profundidades e declividades que permitem encaminhá-lo por gravidade para as partes mais baixas de uma sub-bacia. No caso do Bairro Santo Antônio, os esgotos correm a partir da Rua Carangola em direção a dois interceptores. Um interceptor corre ao longo da Av. Prudente de Morais, onde passa o Córrego do Leitão; o outro interceptor corre ao longo da Rua Viçosa, onde passa o Córrego Acaba Mundo. Esses dois interceptores se interligam no interceptor do Arrudas, que leva todo o esgoto coletado até a ETE Arrudas.

QUANTOS KM PERCORRE NESSE TRAJETO?
A distância do Bairro Santo Antônio até a ETE Arrudas é de aproximadamente 12 km.




QUANTO TEMPO O ESGOTO LEVA DA SUA RUA ATÉ A ETE ARRUDAS? E PARA SER LANÇADO NO RIBEIRÃO ARRUDAS APÓS O TRATAMENTO?
Tomando como base as velocidades médias adotadas para a elaboração de projetos de esgotamento sanitário, e lembrando que se tem sempre grande influência das declividades das redes e também do volume de esgotos transportado, pode-se considerar um tempo de percurso de 3 a 6 horas, do Bairro Santo Antônio até a ETE Arrudas. O tempo de detenção, ou seja, o tempo de tratamento na ETE Arrudas é de aproximadamente 11 horas.

QUAL O VOLUME DE ESGOTO PRODUZIDO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO?
O volume de esgoto coletado no Bairro Santo Antônio é cerca de 7.000 m3/dia, ou seja, 7milhões de litros por dia. Depois de passar pela Estação de Tratamento Arrudas, o mesmo volume de efluente (esgoto tratado) é lançado no Ribeirão Arrudas, que vai desaguar no Rio das Velhas. 



  ETE ARRUDAS - arquivo Copasa


  ETE ARRUDAS - arquivo Copasa

DATAS COMEMORATIVAS

2005/2015 – DÉCADA BRASILEIRA DA ÁGUA - A Organização das Nações Unidas estabeleceu os anos entre 2005 e 2015 como o Decênio Internacional para a Ação – Água para a Vida. No Brasil, o Decreto Presidencial de 22 de março de 2005 instituiu a Década Brasileira da Água.

05 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
O tema deste ano, “Florestas: a Natureza a seu Serviço“, ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA / DIA NACIONAL DA ÁGUA- A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. No Brasil, a Lei nº 10.670, de 14 de março de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, acompanhando a data mundial. Desde 2007, a Agência Nacional da Água – ANA publica o portal "Águas de Março" para divulgar o calendário das atividades planejadas em todo o Brasil dedicadas ao Dia Mundial da Água www.ana.gov.br/aguasdemarco